ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Comemoração das estreias de duas obras de Hector Berlioz

Última modificação : Quarta, 06 Dezembro 2017 14:24


 

 

HECTOR BERLIOZ

 

Estreia: "SINFONIA FANTÁSTICA OP. 14"

05/12/1030

 

Com o subtítulo Episódio da vida de um artista, esta sinfonia teria sido elaborada após o compositor ter assistido, em dezembro de 1827, a uma representação de Hamlet, de Shakespeare. O que encantou o compositor não foi a peça propriamente dita, mas sim a atriz Harriet Smithson, por quem Berlioz ficou perdido de amores. Dias depois retornou ao teatro para assistir outra representação de Shakespeare, Romeu e Julieta, com a mesma atriz.

 

Saiba mais

 

Vídeo

 

 

Estreia "OS TROIANOS"

05 e 06/12/1890

07/12/1879

. Atos I-II, versão de concerto: 07 de dezembro de 1879, Théâtre du Châtelet, Paris, França.

. Foi apresentada na íntegra somente 21 anos após a morte do compositor, em 05 e 06 de dezembro de 1890, em Karlsruhe, em versão alemã de O.Neitzel.

 

Há muito fascinado pela Eneida de Virgílio, Berlioz finalmente adaptou o épico em Les Troyens, ópera espetacular de cinco atos, com 22 papeis, enormes coros e balés. Hoje a obra, em duas partes, costuma ser apresentada em noites sucessivas: os Atos I e II, que não chegaram a ser encenados em vida de Berlioz, sob o título de A queda de Troia; e os Atos III a V, contando a trágica história de amor de Dido e Enéas, como Os troianos em Cartago.

 

Saiba mais

 

Vídeo


 

Copyright © Concertino

Todos os direitos reservados

 

 

 

AQUI VOCÊ ENCONTRA MAIS DATAS COMEMORATIVAS