ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Festival Ópera na Tela traz Raphaël Sikorski para masterclass de canto lírico no Rio

Última modificação : Sexta, 06 Novembro 2015 15:49



 

Além da exibição de óperas europeias inéditas no Brasil, o festival Ópera na Tela - que acontece no Rio entre os dias 20 e 29 de novembro - promove uma masterclass com Raphaël Sikorski, renomado preparador francês vocal responsável pelo treinamento de grandes nomes da ópera como Natalie Dessay e Rolando Villazon.

 

 

Destinado a cantores líricos e músicos profissionais, o curso será ministrado entre os dias 23 e 27 de novembro e tem  inscrições abertas até o dia 12 de novembro no site do festival. As aulas serão em inglês e/ou francês com tradução para o português.

 

INSCRIÇÕES VÃO ATÉ O DIA 12 DE NOVEMBRO E DEVEM SER FEITAS NO SITE DO FESTIVAL http://www.operanatela.com/

 

Formado em ator e cantor lírico pela Escola Nacional Superior de Arte e Técnicas do Teatro do Conservatório Nacional de Artes Dramáticas de Paris e em canto pelo Colégio Royal de Música de Londres, Raphael Sikorski se encantou pelo ensino da técnica vocal após uma turnê pela Grã-Bretanha. A partir dai criou o “Cursos Raphaël Sikorski” destinado a treinar cantores de ópera. Ele estudou com nomes como Madeleine Marion, Catherine Hiégel, Edward Brooks e  Roger Vignole. Em 2011 montou o festival “Les Nuits Chéronne em Perche Sarthe” na França.  A partir de 2013 passou a integrar a equipe da “l’Académie de jeunes chanteurs de l’Opéra Comique” como treinador vocal.

 

O francês é um dos grandes tutores de novos cantores líricos do mundo. Sakorski afirma  não ter técnica específica para sua masterclass: “Não quero formatá-los. Ao respeitar suas habilidades, continuo a alimentar os cantores e proponho pistas de trabalho que os torne mais capazes de atender às exigências da interpretação.’

 

Outras informações no site http://www.operanatela.com/


 

O festival

No festival ÓPERA NA TELA, de 20 a 29 de novembro, o público carioca vai poder assistir a 13 óperas das temporadas europeias recentes e inéditas no Brasil em uma tenda cristal montada no Parque Lage. Com patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, do Sofitel, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - ISS, o espaço contará com mobiliário de cadeiras confortáveis para receber um público de 400 pessoas, tela gigante e alta qualidade de som e imagem para proporcionar uma experiência inesquecível de assistir a montagens grandiosas e viver a emoção da ópera.

 

Na programação, obras apresentadas em verdadeiros templos operísticos do mundo, como a Ópera de Paris, Teatro Alla Scala de Milão, Teatro Real do Liceu de Madri, Teatro La Fenice de Veneza, Ópera Estatal de Berlim, Grande Teatro do Liceu de Barcelona e Ópera de Lyon, e festivais líricos como de Salzburg, Aix en Provence e Baden-Baden. Entre os títulos, grandes clássicos populares como “Carmen", “Tosca”, “Don Giovanni”, "O barbeiro de Sevilha", "Aida", "Norma", "A flauta mágica" e "Rigoletto", entre outros. O evento também contará com uma produção brasileira recente, “Os pescadores de pérolas”, de Bizet, dirigida pelo cineasta Fernando Meirelles no Theatro da Paz de Belém.

 

Entre os protagonistas dessas produções luxuosas estão os maiores cantores de ópera da atualidade e os mais renomados maestros e orquestras do mundo, como Daniel Barenboim, Simon Rattle, Zubin Mehta ou Philippe Jordan. Algumas montagens seguem um ritmo mais clássico, já outras fazem releituras contemporâneas, o que garante diversidade à seleção dos títulos.

 

Após a exibição no Parque Lage, o festival continua com sessões nos cinemas cariocas e amplia sua abrangência ao itinerar e levar para cerca de 20 capitais brasileiras as 13 obras em destaque. Produções recentes, todas foram filmadas entre 2013 e 2015, serão apresentadas digitalizadas com legendas em português.

 

A programação nas salas se estenderá até junho de 2016 para permitir que mais pessoas tenham acesso ao festival. Além disso, os ingressos no Parque Lage, no Rio, terão valores acessíveis (R$ 20 inteira) e os cinemas aplicarão tarifas próximas a de um filme comum.


A produção é da Bonfilm, responsável pelo Festival Varilux de Cinema Francês, que, em 2015, chegou a 50 cidades e levou 110 mil pessoas aos cinemas.

 

 

Sobre o Sofitel

Sofitel é a única marca francesa de hotéis de luxo com presença nos cinco continentes, com 120 endereços em quase 40 países (mais de 30 mil quartos). A Sofitel oferece hotéis e resorts contemporâneos, adaptados aos consumidores mais exigentes e mais versáteis dos dias atuais, que esperam por e apreciam beleza, qualidade e excelência. Quer situado no coração de uma grande cidade como Paris, Londres, Nova York, Xangai ou Pequim, ou aninhado em uma paisagem do Marrocos, Egito, Polinésia Francesa ou Tailândia, cada Sofitel oferece uma experiência genuína da "art de vivre" francesa. Em 2014, a Sofitel comemora 50 anos de compartilhamento da elegância francesa ao redor do mundo. Descubra a Sofitel em www.sofitel.com

 

 

PARCEIROS

Patrocínio Master

Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Lei de Incentivo à Cultura

Sofitel

Patrocínio

Edenred / Ticket

Copatrocínio

Voltalia

Apoio Cultural

SESC Nacional

Embaixada da França no Brasil

Aliança Francesa do Rio de Janeiro

Apoio

Arte 1

Multirio

Etc Filmes

Chez France

Feeling Eventos

Boca de Trombone

Airstar

Mate Lelo Design

Apoio Institucional

EAV Parque Lage / Oca Lage

Promoção

Le Monde Diplomatique

Carta Capital

Piauí

Cult

Brasileiros

Revista Concerto

Site Movimento

Versatille

Rádio MEC

Site Concertino

Jornal O Globo

Produção

Bonfilm

Realização

Ministério da Cultura – Governo Federal

Lei de Incentivo à Cultura.




 

VEJA AS NOTÍCIAS MAIS RECENTES