ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Coral Paulistano Mário de Andrade apresenta quinto concerto da série Missas de Mozart

Última modificação : Sexta, 03 Julho 2015 14:00


FundacaoTMSP editado peq

 


O Coral Paulistano Mário de Andrade apresenta mais um concerto da série "Pauliceia Desvairada" na próxima sexta-feira (03/07), às 20h, no Salão Nobre do Theatro Municipal de São Paulo. Ao longo da temporada a série apresentar a integral das missas de Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791). Os ingressos custam R$ 20.



CoralPaulistano AI

© Luis Casimiro

 

 

No programa estão a Missa em Ré Maior, K.194, o Concerto para Violino n.5 em Lá Maior K.219 e a Missa Longa em Dó Maior K.262. Esta última peça será apresentada no domingo (5/7), às 11h, na Basílica de Nossa Senhora do Carmo. As apresentações terão regência o Diretor Artístico do Coral, Martinho Lutero. O concerto terá a participação da Camerata Paulistana e do violinista Roberto Sechi.

 

A Missa Longa em Dó Maior foi composta em 1776, a pedido do Arcebispo Colloredo. Já a Missa Brevis em Ré Maior também foi composta por solicitação do mesmo pároco dois anos antes, com uma recomendação contrária: que fosse breve e concisa. Por isso, nenhum dos movimentos possui um prelúdio orquestral. Este foi o primeiro trabalho de Mozart a ser impresso, em 1793.

 

Ao longo do ano, a série apresentará no Salão Nobre do Theatro Municipal a integral das 18 missas escritas pelo compositor austríaco. Alguns dos concertos também serão parcialmente reapresentados gratuitamente em igrejas da cidade, seguindo as diretrizes de descentralização da Fundação Theatro Municipal. As apresentações nas arquidioceses propõe a retomada do sentido original deste tipo de obra coral: integrada à celebração litúrgica, apresentada no decorrer do ritual católico.

 

 

Coral Paulistano

Fundado em 1936 por Mário de Andrade, então diretor do extinto Departamento de Cultura desta capital, o Coral Paulistano nasceu sob o impacto do movimento modernista, tendo como missão fundamental a difusão do "cantar brasileiro". Desde 2013 o maestro Martinho Lutero assumiu a direção artística do grupo que tem como principal objetivo fomentar a produção musical contemporânea, acentuar seu caráter de referência para os corpos corais da Cidade de São Paulo.

 

 

SERVIÇO

Coral Paulistano Mário de Andrade

Ciclo Integral das Missas de W. A. Mozart

Camerata Paulistana

Roberto Sechi - violino

Martinho Lutero Galati de Oliveira - regente e diretor artístico

 

WOLFGANG A. MOZART

Missa em Ré Maior, K.194

Concerto para Violino n.5 em Lá Maior K.219

Missa Longa em Dó Maior K.262

 

03/07 sexta-feira 20h

Theatro Municipal de São Paulo - Salão Nobre

Praça Ramos de Azevedo, s/nº

Telefone: (11) 3053-2100

Ingressos: R$ 20 - com meia entrada

Capacidade: 180 lugares

Sugestão de faixa etária: livre

Duração: 60 minutos (aproximadamente)

www.compreingressos.com/theatromunicipaldesaopaulo

 

05/07 domingo 11h

Basílica de Nossa Senhora do Carmo

Rua Martiniano de Carvalho, 114 - Bela Vista

Gratuito

Capacidade: 800 lugares

Duração: Aproximadamente 60 minutos

Classificação etária: Livre

 

http://theatromunicipal.org.br/



 

As programações são fornecidas pelas entidades promotoras ou pelas assessorias de imprensa e estão sujeitas a alterações de quaisquer natureza. Sempre confirme pelo telefone ou site fornecidos neste artigo antes de sair de casa.



VEJA AS NOTÍCIAS MAIS RECENTES