ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

DAFNE

Última modificação : Terça, 15 Março 2016 15:42


 

PERI, JACOPO (1561-1633)

ITALIANO - MÚSICA ANTIGA - 50 OBRAS

 

Jacopo Peri foi um compositor do período de transição entre os estilos renascentista e barroco, e é frequentemente chamado de "inventor da ópera".

 

Música: Jacopo Peri

Libreto: Ottavio Rinuccini, com base na lenda de Dafne

Ano da composição: c.1594-1597

Primeira apresentação: Carnaval de 1598 (1597 após a mudança para o calendário gregoriano) no Palazzo Corsi, Itália

 

Como compositor da mais antiga ópera conservada - Eurídice -, o lugar de Peri na história da música está garantido. Músico da corte dos Médici, destacou-se como ator, cantor e exímio tocador de chitarrone. Nos anos 1590, em colaboração com outros músicos, poetas e filósofos florentinos, ajudou a preservar a ideia da ópera. O resultado foi Dafne, para a qual musicou o texto e cantou Apolo. Foi um projeto de pequena escala, apresentado privadamente num salão. A maior parte de sua partitura, porém, foi perdida .

 

Dafne foi escrita para um pequeno conjunto musical, ou seja, um cravo, um alaúde, uma viola da gamba, um arquilaúde, e uma flauta tripe. Peri criou recitativos, discursos melódicos acompanhados por música, como parte central da ópera.

 

A história de Apolo enamorado da ninfa Dafne foi composta por Jacopo Peri para um círculo reduzido da elite de humanistas de Florença, a Camerata Florentina, entre 1594 e 1597, com apoio, e possivelmente colaboração, do compositor e mecenas Jacopo Corsi. Constituiu uma tentativa de fazer reviver a tragédia grega, segundo novos ditados, e estava bem longe do que os antigos gregos teriam aprovado, mas converteu-se numa nova forma de entretenimento que se desenvolveria nos seguintes 400 anos.

 

A maior parte da música de Peri está perdida apesar da sua popularidade na Europa ao tempo da sua publicação, mas chegou aos nossos dias o libreto constituído por 455 versos.

 





 

Fontes:

. Wikipedia.org

. Guia Ilustrado da Música Clássica Zahar