ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Edição crítica da obra completa de Ernesto Nazareth | Vol. 1

Última modificação : Quinta, 13 Março 2014 16:21


Nazareth CapaLivro


 

 

Informação básica

Ernesto Nazareth (1863-1934) é um dos pilares da música brasileira, cada vez mais reconhecido pela comunidade internacional de músicos, pesquisadores e apreciadores. O volume 1, da obra completa, é composto integralmente de peças do início de sua carreira, agora disponível em uma edição crítica inédita, feita pelos pianistas Alexandre Dias e Sara Cohen.

 

Inclui 36 partituras.


 

Sobre este livro

 

Ernesto Nazareth (1863-1934) é um dos pilares da música brasileira, cada vez mais reconhecido pela comunidade internacional de músicos, pesquisadores e apreciadores. Sua vasta obra de 211 músicas está agora disponível em uma edição crítica inédita, organizada em seis volumes, realizada a partir de uma revisão minuciosa em manuscritos autógrafos e primeiras edições. A revisão, embasada em critérios musicológicos rigorosos, foi feita pelos pianistas Alexandre Dias e Sara Cohen, especialistas na obra de Ernesto Nazareth, e que muito têm feito pela preservação de sua memória.

 

 

 

Todas as alterações editorais foram explicitadas em notas críticas no final de cada volume, indicando o compasso que foi alterado, e incluindo uma justificativa musicológica para a alteração. É sabido que edições de partituras de Ernesto Nazareth e de outros compositores brasileiros contêm um número expressivo de erros históricos editoriais. Nosso projeto tem como objetivo apresentar uma edição altamente confiável de suas obras para músicos e pesquisadores de todo o mundo. Os princípios musicológicos utilizados para a revisão estão explicitados em notas introdutórias detalhadas.

 

 

 

Cada volume contém 36 composições, dispostas em ordem cronológica, de modo que o primeiro volume é dedicado às obras da juventude, e o último às obras da maturidade. Um glossário ao final de cada volume explicita o significado de todas as abreviaturas utilizadas tanto nas notas críticas quanto nas partituras. Todos os álbuns são bilíngues, com textos em português e inglês.

 

 

 

Para este projeto, contamos com o apoio imprescindível do biógrafo-herdeiro Luiz Antonio de Almeida, que nos forneceu manuscritos autógrafos que não estavam presentes em outros acervos, do Instituto Moreira Salles, mantenedor do Acervo Ernesto Nazareth, e que também nos forneceu acesso a todos os manuscritos em sua guarda, e da Biblioteca Nacional, que mantém o maior acervo de manuscritos de Ernesto Nazareth.

 

 

 

Esta é a primeira edição crítica da obra completa de um compositor brasileiro, e com ela desejamos que nossos autores sejam cada vez mais valorizados, com muitas iniciativas similares.

 

 


 

 

Pode ser comprado no site da editora Choro Music




 

VEJA AS NOTÍCIAS MAIS RECENTES