ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresenta o Oratório de Natal de Bach com ingressos a 1 Real

Última modificação : Quinta, 06 Dezembro 2012 16:28


 

Obra monumental de Bach será executada por seis solistas e a Companhia Bachiana Brasileira no próximo domingo

 

A alegria pelo nascimento de Jesus foi celebrada na grandiosa composição Oratório de Natal BWV 248, de Johann Sebastian Bach, para coro, orquestra e solistas. Escrita em 1734, a peça é raramente executada devido a sua complexidade técnica. No Brasil, só foi montada integralmente em novembro de 1966, no Rio, sob a regência do maestro alemão Karl Richter e com o coro da Associação de Canto Coral, que tinha a direção da musicóloga Cleofe Person de Mattos. Quase cinco décadas depois, o Theatro Municipal do Rio de Janeiro – vinculado à Secretaria de Estado de Cultura – convida a Companhia Bachiana Brasileira a apresentar a versão completa da obra na próxima atração do projeto Domingo no Municipal, em 9 de dezembro, às 11h, com ingressos a R$ 1,00.

 

O concerto com a Orquestra e Coro da CBB, com direção musical e regência do Maestro Ricardo Rocha, terá como solistas a soprano Michele Ramos, a contralto Noeli Mello, o tenor André Vidal, o baixo Marcelo Coutinho, além das participações especiais da mezzo-soprano Hélida Lisboa e do tenor Diogo Oliveira. A récita contará ainda com a performance do convidado internacional Nigel Shore, primeiro oboísta da Deustche Oper de Berlim.

 

Dividido em seis Cantatas, o Oratório de Natal foi originalmente criado para seis diferentes apresentações, sendo cada uma delas destinada para cada dia das principais festas do período natalino. Com formato similar ao de outros oratórios, um Evangelista (tenor) narra a história do nascimento de Jesus Cristo, do Nascimento até a fuga para o Egito, passando pela Anunciação aos Pastores e a visita dos Reis Magos. A obra será cantada no original em alemão, com legendas em português.

 

 

SERVIÇO**

DOMINGO NO MUNICIPAL

ORATÓRIO DE NATAL BWV 248

ORQUESTRA SINFÔNICA E CORO DA CIA. BACHIANA BRASILEIRA

Direção Musical e regência: Ricardo Rocha

Solistas:

Michele Ramos, soprano;

Noeli Mello, contralto;

André Vidal, tenor (Evangelista e árias);

Marcelo Coutinho, baixo

 

Participações especias:  

Hélida Lisboa, mezzo-soprano;

Diogo Oliveira, tenor;

 

Convidado internacional: Nigel Shore, oboé

 

Dia 9 de dezembro, às 11h

Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano, s/nº - Centro

Ingressos populares: R$ 1,00*

Classificação etária: Livre

Duração: 2h40min, com intervalo

Informações: (21) 2332-9191

 

*Vendas somente no dia da apresentação, diretamente na entrada principal do

Theatro Municipal.

**Vale lembrar que, mesmo na sessão matinal, não é permitida a entrada de pessoas trajando bermuda, short, top, camiseta sem manga e chinelos, exceto para crianças até 10 anos.