ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

GOLDENBAUM, JEAN (1982 - )

Última modificação : Sexta, 17 Abril 2015 10:27


BRASILEIRO – MÚSICA CONTEMPORÂNEA



JeanGoldenbaum 2014


 

Jean Goldenbaum, compositor, doutor em Musicologia pela Universität Augsburg, Alemanha, nasceu em São Paulo em 1982 e iniciou seus estudos musicais aos dez anos de idade, através de aulas de piano e violão. Porém sua ânsia por criar logo o levou a dedicar a sua carreira inteiramente à Composição Musical. No Brasil teve como principal professor o maestro e compositor Sergio Chnee. Sua formação musical deu-se entretanto em sua maioria na Alemanha, onde Goldenbaum estudou Musicologia na Universität Augsburg, formando-se doutor sob a orientação do Prof. Dr. Johannes Hoyer. Ainda ligado a esta instituição, trabalhou como docente lecionando aos alunos de graduação (2007-2008).

 

Sua música vem sendo apresentada em todo o mundo: Alemanha, Itália, Áustria, Finlândia, Estados Unidos, Brasil e outros. Em 2010 teve sua primeira sinfonia estreada e gravada, a Sinfonia do Bem (executada pela orquestra Camerata Cantareira & Guests, sob a regência do Maestro Sergio Chnee).

 

Em 2008, sua Ecumenical Suite (para coro a cappella) foi publicada pela editora alemã Ikuro Edition.

 

Em janeiro de 2011 Goldenbaum esteve na Finlândia, por conta do convite a ser compositor-residente do Wasa Sinfonieta Music Festival, na cidade de Wasa. Nesta ocasião ocorreu a estreia de seu concerto duplo Ode to Friendship (para flauta, violão e orquestra), composto especialmente para o festival. Outro importante evento foi o Neue Musik International, ocorrido em Salzburg (Áustria), em julho de 2011, onde Goldenbaum teve algumas de suas obras camerísticas executadas, entre elas The Non-Violence Musical Manifest, para trio de flautas-doce. Jean Goldenbaum é o primeiro compositor brasileiro da história a compor um concerto para violão e ensemble de violões. Esta obra, a qual nomeou May all dictators fall, foi estreada em novembro de 2011 em Uberlândia, executada pelo solista Álvaro Henrique, acompanhado pelo Grupo de Violões da UFU.

 

Em abril de 2012 ocorreu a estréia européia deste concerto, no evento New Sounds from Brazil - im Portrait: Jean Goldenbaum, novamente em Salzburg (Áustria). Em 2012, uma importante parceria ocorreu, quando Goldenbaum se uniu ao consagrado poeta Ferreira Gullar, trabalho que resultou na obra Ferreira Gullar & Jean Goldenbaum: três momentos em Poesia e Música.

 

Em janeiro de 2013, mais uma vez na Finlândia, teve seu segundo concerto duplo estreado, The Universe shall conspire to Love, para flauta, percussão e orquestra.

 

Em março de 2012 teve seu segundo álbum lançado, chamado “Ode to Friendship” Concerto and other works que reúne tanto obras para orquestra, como camerísticas, gravadas na Áustria, na Finlândia e no Brasil. Em 2013, ocorreu o lançamento de seu terceiro álbum, “The Universe shall conspire to Love” Concerto and other works, também gravado na Finlândia e no Brasil.

 

Desde 2011 Goldenbaum atua como professor de Composição da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle.

 

Tem proferido palestras tanto no Brasil quanto na Europa sobre a criação musical e atualmente trabalha também em seu primeiro livro, que traz suas concepções e reflexões sobre música e o mundo.

 

Jean Goldenbaum divide seu tempo de residência entre Brasil e Alemanha, realizando seus projetos musicais em ambas as regiões.

 

 

Endereço eletrônico: jeangoldenbaum@yahoo.com.br

 

Facebook: Jean Goldenbaum – Classical Music Composer

 

 

 

Assista no YouTube:

 

Ode to friendship for flute, guitar and orchestra - 4th mov.

Vídeo


 

Primeiro movimento do Concerto para flauta, percussão e orquestra, chamado "O Universo há de conspirar pelo Amor"

Vídeo


 

Entrevista com o compositor

Vídeo


 

 

Biografia e foto enviadas ao Concertino pelo compositor.