ConcertinoPortal de pesquisa da música clássica

Os mais famosos compositores da linha do tempo

CONCERTO PARA VIOLINO Nº 5, EM LÁ MAIOR, K.219 “TURCO”

Última modificação : Terça, 17 Novembro 2015 16:26



WOLFGANG AMADEUS MOZART (1756 – 1791)

AUSTRÍACO – ERA CLÁSSICA - 655 OBRAS


CONCERTO PARA VIOLINO Nº 5, EM LÁ MAIOR, K.219 “Turco” 


Este concerto foi composto em 1775, em Salzburgo, quando Mozart era spalla da orquestra da corte do arcebispo Colloredo e foi executado pela primeira vez durante as festas natalinas desse mesmo ano em Salsburgo, tendo como solista o próprio compositor. Mozart também apresentou essa obra em Viena, Munique e Augsburgo. É o último e o mais belo entre os concertos para violino de Mozart e foi escrito para 2 oboés, 2 trompas e cordas, tal qual o padrão da época em Salsburgo.O brilho de Mozart ao teclado é tão conhecido quanto as suas composições.


Na época, ele era admirado por sua excepcional interpretação e improvisação, sendo que todos os seus concertos para piano foram compostos para sua própria interpretação. Por outro lado, poucos sabem que ele também era um talentoso violinista. Mozart compôs todos os concertos para violino num período muito curto durante a sua adolescência e foi o solista de todos eles nas respectivas estréias. Depois que Mozart mudou para Viena, em 1781, perdeu o interesse pelo violino e nunca mais apareceu em público tocando esse instrumento.


O Concerto em Lá Maior nº 5 é insuperável pelo seu brilho, doçura, espirituosidade e lirismo. Leva o apelido de “Turco” porque no lindíssimo rondó final, Mozart inseriu um interlúdio em lá menor adaptado de uma peça por ele composta em Milão 2 anos antes, o que lhe dá esse caráter à la turca.


Allegro aperto - Adagio - Allegro aperto

Adagio

Rondeau – tempo di Menuetto-Allegro 


Vídeo